Enfant

vendredi, août 15, 2008

Pintar ou fazer amor











Pintar ou Fazer Amor - Peindre ou Faire L''Amour
William (Daniel Auteuil) e Madeleine (Sabine Azéma) são casados há um bom tempo e vivem em uma cidade próxima às montanhas. A filha deles está de mudança, o que faz com que agora eles não tenham mais ninguém para cuidar além deles próprios. Em uma de suas caminhadas pelo bosque Madeleine conhece Adam (Sergi López), um homem culto e cego que lhe mostra uma casa nos arredores que está à venda. Madeleine se apaixona pela casa, que é comprada por ela e William. Aos poucos o casal se aproxima de Adam e sua companheira, Eva (Amira Casar), que moram a poucas quadras. Até que a casa de Adam e Eva incendeia, o que faz com William e Madeleine aceite acolhê-los.

Estrelando:
Sabine Azéma, Daniel Auteuil, Amira Casar, Sergi López, Philippe Katerine, Hélène de Saint-Père.
Dirigido por:
Arnaud Larrieu, Jean-Marie Larrieu
Produzido por:
Philippe Martin, Géraldine Michelot








Machuca

Machuca









O filme se passa no Chile em 1973 na cidade de Santiago, onde vivem dois garotos de 11 anos, Gonzalo Infante e Pedro Machuca. Gonzalo vive numa bela casa situada num bairro de classe média alta e Pedro num humilde povoado ilegal instalado a poucos metros de distância da escola em que estudam. Dois mundos diferentes que alguns sonham em derrubar na intenção de construir uma sociedade mais justa, como o padre McEnroe, diretor do Colégio Saint Patrick, uma escola de elite onde Gonzalo estuda. Em meio à política comunista instalada por Salvador Allende no país, o diretor decide fazer uma integração entre as duas classes sociais, abrindo as portas do colégio para as crianças de classe baixa dando uma grande oportunidade a elas e é assim que Pedro Machuca vai parar na mesma sala de Gonzalo, onde através de uma briga eles se tornam amigos sendo este o ponto de partida para uma amizade cheia de descobertas e surpresas, Machuca vê em Gonzalo um companheiro pouco preocupado com a diferença social que os separa. Do mesmo modo, Gonzalo, menino solitário e que testemunha as traições da própria mãe (Maria Luisa Infante), encontra no companheirismo e compreensão de Machuca o apoio para sua solidão. Gonzalo carrega Machuca para todo lugar e lhe apresenta tudo aquilo em que tem acesso como dinheiro e fartura. Por sua vez, Machuca mostra ao colega todo o companheirismo e a dedicação que, diferentemente dos bens materiais, o dinheiro não pode comprar. Na favela Gonzalo encontra um mundo totalmente diferente do seu. Lá ele conhece Silvana, prima de Pedro, uma garota extrovertida que mostra para Gonzalo os primeiros passos de uma relação. Em meio a todas as descobertas, a cidade está um caos, devido o governo de Allende. Pedro e Silvana levam Gonzalo para participar das passeatas, mas na realidade este era o lugar onde eles tiravam uma parte do sustento da família, vendendo bandeirinhas e cigarros. E é neste clima de drama e humor que é mostrada a estória de vida de duas crianças que apesar das diferenças de classes sociais conseguiram viver bons momentos de igualdade, companheirismo e compreensão mesmo num período de crise que ocorria na sociedade chilena, transição do governo de Allende para Pinochet.




Ficha Técnica
Machuca
Título Original: MachucaPaís/Ano de produção: Chile/Espanha, 2004Duração/Gênero: 120 min., DramaDireção de Andrés Wood/Roteiro de Andrés Wood e Mamoum HassanElenco: Matias Quer, Ariel Mateluna, Manuela Martelli, Aline Küppenheim, Ernesto Malbran, Tamara Acosta, Francisco Reyes, Alejandro Trejo, Tiago Correa.

A Lula e a Baleia

CRÍTICA: A LULA E A BALEIA- O ponto crucial que rege A Lua e A Baleia (The Squid and the Whale), é o conflito. Conflito que envolve a história de uma família, mas também e, fundamentalmente, narra a história da construção de um caráter.Bernard e Joan Berkman, vividos respectivamente por Jeff Daniels e Laura Linney (ambos em atuações excelentes), resolvem que vão se separar. Foram dezessete anos de uma união que ao que tudo indica sobreviveu aos trancos e barrancos. Um casamento marcado pela ausência, silêncio, traição e egocentrismo. Ele professor universitário e escritor que há anos não consegue vender um livro para alguma editora. Ela, pelo contrário, em franca ascensão em sua carreira literária. E é aí que a história encontra seu plano dramático, na forma que essa separação vai repercutir nos dois filhos do casal: Walt (Jesse Eisenberg) e Frank (Owen Kline). Walt, verdadeiro protagonista da história, é um adolescente inebriado pelo conhecimento intelectual de seu pai, convencido desde sempre que um homem deve conhecer as grandes obras da literatura e do cinema mundial. É, sobretudo, um chato que cita obras de grandes autores, sem nunca ter lido, indeciso quanto ao rumo que sua vida deve tomar, que vive a sombra de seu pai.O caçula Frank tenta agradar aos pais (em especial a mãe) sempre que tem oportunidade, desenvolvendo comportamentos reprováveis em decorrência do divórcio.Dirigido e escrito por Noah Baumbach, A Lula e a Baleia – indicado ao Oscar 2006 de Melhor Roteiro Original – é entre outras coisas uma narrativa autobiográfica.Diretor e Walt são uma única pessoa, o conflito é o mesmo: a busca por uma identidade própria. A personagem atravessa todo o filme contraponto situações e definindo sua moral. Plagiador da música “Hey You” do Pink Floyd, jovem preocupado com seu futuro, marionete paterno, vítima de seu ego são fragmentos de uma personalidade que culmina, por meio do desfecho milimétrico da película, num arremate primoroso. A metáfora ganha corpo e a cena da luta entre os dois animais evocados no título do filme desnorteia o público ao suspender o resultado desse embate para o plano da vida real.
Duração: 81 min. Ano: EUA - 2005Distribuição: Samuel Goldwyn Films LLC / Columbia Pictures Direção: Noah Baumbach



;;;