CAPÍTULO VIII - A MÚSICA DE TRANSIÇÃO ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX
CAPÍTULO VII
A MÚSICA DE TRANSIÇÃO ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX
Brahms, Lizst e Wagner, por um lado, e os nacionalistas (Mussorgsky, por exemplo), por outro, causaram uma grave crise no sistema tonal devido ao uso do cromatismo.
Surgiram então, nas últimas décadas do século 19, duas tendências: os denominados "ultra-românticos" e os batizados de "simbolistas" (pelos seus vínculos artísticos com esta corrente literária).
A primeira foi de compositores do universo austro-alemão como Anton Bruckner (1824-1896), Gustav Mahler (1860-1911) e Richard Strauss, entre outros, ou do "fin de siècle francês", César Franck (1822/1890), Emannuel Chabrier (1841/1894), Gabriel Fauré (1845/1924), Ernest Chausson (1855/1899) e Paul Dukas (1865/1935) entre outros. Esta linha desembocou, posteriormente, na corrente expressionista (Schoenberg, Berg e Webern) e em variadas correntes neo-românticas do século 20: Edward Elgar (1857/1934), Jean Sibelius (1865/1953), Ferruccio Busoni (1866/1924), Ralph Vaughan Williams (1872/1958), Max Reger (1873/1916), Sergei Rachmaninov (1873/1943), Ottorino Respighi (1879/1936) e William Walton (1902/1983) e outros.
Eles radicalizaram o procedimento dos românticos e as suas características eram:
· ultracromatismo
· formas apoiadas, livre ou vagamente, na literatura ou na pintura
· alguns usavam formas mais tradicionais, mas interpretando-as livremente
· peças longas
· grande massa orquestral
A tendência dos simbolistas (uma denominação provisória) procurava inventar uma harmonia própria ou apelar para estruturas musicais da cultura de outros povos, ousando aprofundar a ruptura com o passado. Claude Debussy, Erik Satie e Alexsander Skriabin, atuando isoladamente uns dos outros e sem medo da crítica, criaram uma obra que incendeia até hoje a imaginação dos compositores.
1 Comments:
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