Enfant

lundi, avril 26, 2010

Auyantepuy

O Auyantepuy é a maior “MESETA” do Parque Nacional Canaima, também chamada de Montanha do Diabo pela etnia Arekuna.
O Auyantepuy é a maior “MESETA” do Parque Nacional Canaima, também chamada de Montanha do Diabo pela etnia Arekuna. Em seus 700km² se estende um mundo de superfícies irregulares e surpreendentes grutas, cursos de águas, muralhas, lindas paisagens e a rica fauna que constitui a vida destas paragens. Este impressionante tepuy está localizado na porção ocidental do Parque Nacional Canaima e abriga a maior queda de água do mundo, o Salto Angel com 979m de altura. As grutas e cavernas mais profundas da Venezuela também estão neste local.

Auyantepuy
As primeiras descrições que encontramos sobre o Auyantepuy são do exlorador catalão Felix Cardona Puig, que, em Maio de 1927, foi o primeiro europeu a ver o que hoje conhecemos como o Salto Angel, a queda d'água mais alta do mundo. Ele foi o primeiro a subir o tepuy e descrevê-lo.
Ao contrário dos tepuys das Montanhas do Leste (Roraima, Matawi, Ilu, etc.) que têm superfície rochosa e desértica, o Auyantepuy é cortado por despenhadeiros, rios, fendas e fraturas. É o maior tepuy do estado de Bolivar com um área de 700 quilômetros quadrados e uma altitude de 2,450 metros (8.000 pés).

Libellés :