Enfant

mercredi, février 28, 2007

Borges e eu - Jorge Luís Borges


Borges e eu
Ao outro, a Borges, é que acontecem as coisas. Eu caminho por Buenos Aires e demoro-me, talvez já mecanicamente, na contemplação do arco de um saguão e da cancela; de Borges tenho notícias pelo correio e vejo o seu nome num trio de professores ou num dicionário biográfico. Agra­dam-me os relógios de areia, os mapas, a tipografia do século XVIII, as etimologias, o sabor do café e a prosa de Stevenson; o outro comunga dessas preferências, mas de um modo vaidoso que as converte em atribu­tos de um actor. Seria exagerado afirmar que a nossa relação é hostil; eu vivo, eu deixo-me viver, para que Borges possa urdir a sua literatura, e essa literatura justifica-me. Não me custa confessar que conseguiu certas páginas válidas, mas essas páginas não me podem salvar, talvez porque o bom já não seja de alguém, nem sequer do outro, mas da linguagem ou da tradição. Quanto ao mais, estou destinado a perder-me definitivamen­te, e só algum instante de mim poderá sobreviver no outro. Pouco a pouco vou-lhe cedendo tudo, ainda que me conste o seu perverso hábito de falsificar e magnificar. Espinosa entendeu que todas as coisas querem perseverar no seu ser; a pedra eternamente quer ser pedra, e o tigre um tigre. Eu hei-de ficar em Borges, não em mim (se é que sou alguém), mas reconheço-me menos nos seus livros do que em muitos outros ou no laborioso toque de uma viola. Há anos tratei de me livrar dele e passei das mitologias do arrabalde aos jogos com o tempo e com o infinito, mas esses jogos agora são de Borges e terei de imaginar outras coisas. Assim, a minha vida é uma fuga e tudo perco, tudo é do esquecimento ou do outro.
Não sei qual dos dois escreve esta página.
Jorge Luís Borges

4 Comments:

Anonymous Anonyme said...

ah, nao!...tantas fotos e nao sobrou espaco para postar ainda algumas das minhas??

diante do ocorrido, de publico, a autorizacao que te dei para utilizar minhas fotos neste blog esta revogada.

mercredi, février 28, 2007  
Blogger Cristine Larissa Clasen - Enfant said...

ahahha, eu felizmente tenho uma tonelada de fotos na fila para publicação. As tuas estão inclusas na fila não se preocupe. Tem me faltado mesmo é o tal do tempo...

jeudi, mars 01, 2007  
Blogger oakleyses said...

ray ban pas cher, nike air force, michael kors, nike roshe run pas cher, michael kors outlet, coach outlet store online, kate spade handbags, chanel handbags, nike blazer, hollister, new balance pas cher, polo lacoste, vanessa bruno, kate spade outlet, sac guess, longchamp, hogan outlet, true religion outlet, coach purses, michael kors uk, oakley pas cher, air max pas cher, north face, timberland, coach factory outlet, coach outlet, polo ralph lauren, true religion jeans, air max, converse pas cher, true religion jeans, north face, true religion outlet, lululemon outlet online, sac burberry, sac longchamp pas cher, louboutin, air jordan, nike free pas cher, sac hermes, hollister, nike tn, vans pas cher, ray ban sunglasses, michael kors pas cher

mardi, septembre 08, 2015  
Blogger Unknown said...

fitflops shoes
versace jeans
bengals jersey
ralph lauren outlet
coach outlet
nike trainers
mont blanc outlet
reebok shoes
ralph lauren
ugg boots
20170812

samedi, août 12, 2017  

Enregistrer un commentaire

<< Home